terça-feira, 28 de agosto de 2012

Dengue: Surge um novo vilão... Mas a luta continua!

Quando pensamos que a situação foi controlada, eis que surge um novo vilão “DEN-4”.Fato confirmado, de acordo com dados (SINAM), confere a informação de que o setor de epidemiologia, através do laboratório LACEN isolou o VÍRUS DEN-4 em Valença. Agora mais do que nunca é preciso que todos façam sua parte, para evitar uma nova epidemia. Aqui estão disponibilizados alguns informes sobre o vírus e sua evolução, qualquer dúvida , sugiro que pesquisem no site  http://www.riocontradengue.rj.gov.br  e www.fiocruz.br .


Observações importantes:

· Vale lembrar que os 4tipos de vírus podem evoluir para o quadro hemorrágico, ambos causam os mesmos sintomas. Quanto ao sorotipo DEN-4 , o que mais nos preocupa é o fato de que a população de nossa cidade não tem imunidade contra ele , ou seja, todos nós, mesmo aqueles que já tiveram contato com outros vírus (DEN-1 ,DEN-2 OU DEN-3), poderão ser infectados . 

· Outra preocupação é a possibilidade da reincidência da doença. Caso ocorra um segundo episódio da dengue, os sintomas se manifestam com mais severidade. “Existe certa sensibilização do sistema imunológico e ele dá uma resposta exacerbada”. Esta reação exagerada do sistema imunológico é um problema. Pode causar inflamações e, por isso, aumenta o risco de lesões nos vasos sanguíneos, o que levaria à dengue hemorrágica. Um terceiro episódio poderia ser ainda mais grave, e um quarto seria mais perigoso que o terceiro. 




· Segundo o virologista Hermann Schatzmayr e a infectologista Keyla Marzochi, ambos da Fiocruz, os 4 sorotipos, Podem evoluir para “Dengue Hemorrágica” que é a manifestação mais forte da doença. Esta por sua vez, possui níveis de gravidade, o que não pode ser confundido com os 4 sorotipos, OBSERVE: NÃO CONFUNDA VÍRUS COM GRAU, VÍRUS REFERE-SE AO SOROTIPO DA DOENÇA DENGUE E GRAU REFERE-SE A GRAVIDADE , OCORRENDO APENAS QUANDO A DENGUE CLÁSSICA EVOLUIR PARA DENGUE HEMORRÁGICA. 

A- TIPOS DE VÍRUS :DEN-1, DEN-2 , DEN-3, DEN4. OBS: AMBOS PODERÃO EVOLUIR OU NÃO PARA DENGUE HEMORRAGICA

B- ALTERAÇÕES CLÍNICAS DA EVOLUÇÃO HEMORRÁGICA :GRAU-1, GRAU-2, GRAU-3 E GRAU-4.

(Por Sulaine Rezende - Setor de educação em saúde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário