terça-feira, 28 de agosto de 2012

Água que não vemos




ÁGUA
QUE NÃO VEMOS


Tudo que consumimos precisa de água para ser produzido.
O crescimento da população mundial e a pressão por mais
produtos e serviços tornam urgente o combate à poluição, à falta
de gestão e ao desperdício desse recurso raro e vital.

Marta Avancini




O CONSUMO PER CAPITA

Atualmente, estima-se que cada habitante da Terra consome, em média, 1,7 mil litros de água por dia. Mas há variações em relação à oferta do recurso e à organização social: na África, o consumo por pessoa é de 10 a 15 litros por dia, enquanto em Nova York (EUA) pode chegar a 2 mil litros diários. No Brasil, a média é de 150 litros/dia por pessoa. A conta parece não fechar, já que 1,7 mil litros de água por pessoa por dia parece muito. Isso ocorre porque os cálculos levam em consideração muito mais que o consumo doméstico: estão computados aí os imensos volumes de água utilizados na agricultura e na indústria, por exemplo.


O nome do nosso planeta é TERRA, mas poderia muito bem se chamar ÁGUA, já que ela cobre a maior parte da superfície. Porém, isso não significa abundância de recursos, já que boa parte da água está congelada nos polos ou é salgada.
Se considerarmos que o Brasil detém 12% de toda a água potável do mundo, é possível imaginar que estamos em uma posição confortável. Não é bem assim. A distribuição é desigual no território: 73% dessa água está na Amazônia, região que concentra 8% da população; os outros 27% servem o restante do país. Além disso, o desperdício é prática comum e a ideia equivocada de segurança adia ações de gestão e de preservação.
Para combater o desperdício doméstico, muitos países precisaram baixar leis rigorosas. Nos Estados Unidos, todas as casas construídas depois de 1995 são obrigadas a ter descargas com caixas de seis litros, bem mais econômicas.
No Japão, já existem programas de reciclagem dentro de casa. Além dos canos que trazem água potável, os prédios ganharam um segundo sistema hidráulico, que recolhe e trata a água para reuso.
No Brasil, o desperdício de água chega a 70% e nas residências temos até 78% do consumo de água sendo gasto no banheiro. Tudo isso pode mudar com simples mudanças de hábitos, assim como:
  •    No banho demorado;
  •    Na escovação dos dentes;
  •    Ao lavar as louças;
  •    Ao lavar calçadas;
  •    Ao lavar o automóvel.

A palavra do momento é ECONOMIZAR. Afinal, cada gota economizada é um ponto a mais na luta para que o PLANETA ÁGUA não seque.

Textos extraídos:
    Revista QUANTA nº 6 – 2012, Editora Segmento;
    http://www.caetenews.com.br/blog/planetaagua;
    http://bioterra.blogspot.com.br/2011/03/pegada-hidrica-aumentou-no-planeta.
(Por Márcia Maretti Menandro - VIGIAGUA)


Nenhum comentário:

Postar um comentário